Semana do Janeiro Branco em Campos

Em breve Campos poderá ter uma semana dedicada ao Janeiro Branco. Esta semana o vereador Cláudio Andrade (DC) protocolou, na Câmara, o Projeto de Lei que cria a “Semana de Conscientização do Janeiro Branco” na cidade. O projeto ainda necessita da aprovação do Legislativo e, em seguida, da sanção do prefeito Rafael Diniz
O evento deverá ser realizado na segunda semana de janeiro e o objetivo é conscientizar e chamar a atenção das pessoas para os problemas relacionados à saúde mental. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma a cada quatro pessoas vai sofrer com algum transtorno mental durante a vida. Só a depressão afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo mundo e é a principal causa de incapacidade.

O Brasil é o oitavo país no ranking da OMS no número de suicídios por ano.
Durante a semana, o município deverá promover eventos incluindo, entre outras atividades, promoção de palestras e debates, caminhadas e divulgação educativa, relativos ao tema do “Janeiro Branco”. A semana visa ainda divulgar tratamentos médicos adequados e as formas de trabalhar a saúde mental nos ambientes escolares e hospitalares.