Sarampo: município intensifica vacinação e Lei de autoria de Cláudio Andrade deve ser cumprida

A Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou na última segunda-feira (13) e segue até o dia 13 de março, a fase de intensificação da vacinação contra o sarampo referente à campanha de 2020. Serão disponibilizadas doses da vacina em 41 salas, que estão funcionando de 8h às 17h. O polo de vacinação no Centro de Saúde (Rua Gil de Góis, 157) atende em horário estendido, de 7h às 19h. Vale lembrar que é Lei municipal (Lei 8.864/18) e de autoria do vereador Claudio Andrade, a obrigatoriedade do cartão de vacina em dia no ato da matrícula de crianças e adolescentes não só da rede pública como também das escolas particulares. A lei assegura ainda que caso a situação do menor não seja regularizada no prazo previsto de 30 dias, a escola deverá comunicar o fato ao Conselho Tutelar para adoção das providências cabíveis. Segundo o vereador Cláudio Andrade, o projeto de lei surgiu a partir da sugestão de uma pedagoga da rede municipal, preocupada com os altos índices de crianças com as carteiras de vacinação atrasadas. O vereador vai cobrar nos próximos dias a fiscalização nas escolas do município.

Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, houve um aumento de mais de 20% na cobertura do município com relação ao Calendário de Vacinação, na comparação entre os meses de janeiro e fevereiro dos anos de 2018 e 2019.

O público-alvo são crianças a partir de seis meses a adultos de 49 anos, não vacinados ou que estejam com seu plano vacinal incompleto. Para pessoas acima de 50 anos, a recomendação é buscarem a vacinação em casos de viagem para localidades com a circulação viral ativa e em casos de recomendação médica.

O Departamento de Vigilância Epidemiológica ressalta que o município alcançou a meta da última campanha de intensificação nacional. Em Campos, não há casos de sarampo confirmados desde 2007, quando foi implementado o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) no município.