Águas do Paraíba responde ofício do vereador Cláudio Andrade e afirma que vai investir em Guarus

Concessionária garante que vai investir em coleta e esgotamento sanitário em toda margem esquerda do Rio Paraíba do Sul (grande Guarus) mas vereador quer saber em quais locais dentro de Guarus

A concessionária Águas do Paraíba tinha até a próxima sexta-feira 18, para responder o ofício do vereador Cláudio Andrade, enviado no último dia 3, cobrando os investimentos que serão realizados na cidade de Campos, após decreto do poder executivo autorizando o reajuste da cota mínima da cobrança de água e esgoto no município, porém, nesta quarta-feira, 16, a empresa encaminhou resposta ao gabinete do parlamentar.

Dentre vários esclarecimentos, a concessionária informou que este ano vai investir 70 milhões de reais no município e ainda inaugurar a oitava estação de tratamento de esgoto e esta, estaria localizada à margem esquerda do Rio Paraíba do Sul. No ofício não foi informado o local exato da obra. Outra informação contida no documento de resposta da empresa é que o reajuste anual não é aleatório e segue uma forma paramétrica, estabelecida para o contrato de concessão e a variação leva em conta os percentuais de aumento encontrados nos insumos que mais impactam nos custos do serviço como, energia elétrica e produtos químicos. Ainda segundo resposta da empresa, Campos está entre as três cidades de todo o estado em saneamento e entre as 35 de todo país.

Para o vereador Cláudio Andrade, as respostas são válidas mas ainda devem ser mais precisas.

“Agradeço a empresa pela resposta mas vou encaminhar outro ofício solicitando que a mesma especifique quais serão as comunidades que serão beneficiadas com esses investimentos. Assim, os moradores desses bairros vão poder aguardar e entender de que forma serão beneficiados com o reajuste autorizado pelo executivo. Vamos continuar encaminhando através de ofícios as demandas da população de forma individualizada. A primeira será uma resposta para os moradores do bairro Vila Manhães, que sofrem com esgoto a céu aberto, assim vamos tendo respostas e cobrando prazos e medidas mais efetivas da empresa”, disse Andrade.

LEIS CLÁUDIO ANDRADE • 1 – Lei nº 8.750, de 11 de maio de 2017, que dispõe sobre a obrigatoriedade de ser franqueado ao consumidor o acesso à cozinha e outras dependências de restaurantes, hotéis e similares no Município de Campos dos Goytacazes. • 2 – Lei nº 8.760, de 29 de junho de 2017, que dispõe sobre a obrigatoriedade de hotéis e estabelecimentos similares oferecerem desjejum apropriado a diabéticos e celíacos no Município de Campos dos Goytacazes. • 3 – Lei nº 8.775, de 20 de outubro de 2017, que estabelece uma política de Combate à Corrupção e a impunidade de agentes públicos no âmbito Municipal e cria o Dia Municipal de Combate à Corrupção. • 4 – Lei nº 8.788, de 30 de outubro de 2017, que Institui no Calendário de Eventos de Campos dos Goytacazes, a Semana de Conscientização Sobre a Alergia Alimentar, realizada anualmente, na terceira semana do mês de Maio. • 5 – Lei nº 8.806, de 21 de dezembro de 2017, que dispõe sobre a proibição do uso, no Município de Campos de produtos, materiais ou artefatos que contenham quaisquer tipo de amianto ou outros minerais que, acidentalmente, tenham fibras na sua composição. • 6 – Lei nº 8.808, de 21 de dezembro de 2017, que dispõe sobre a Política de Valorização à Vida e cria a Semana de Prevenção ao Suicídio. • 7 – Lei nº 8.835, de 22 de maio de 2018, que dispõe sobre atendimento prioritário para pessoas que realizam tratamento de quimioterapia, radioterapia, hemodiálise ou utilizem bolsa de colostomia, no Município de Campos dos Goytacazes. • 8 – Lei nº 8.838, de 23 de maio de 2018, que dispõe sobre a utilização de mensagens educativas informando o uso indevido de álcool, entorpecentes e de cigarros em shows, eventos culturais, esportivos e similares que sejam voltados para o público infanto-juvenil. • 9 – Lei nº 8.856, de 24 de outubro de 2018, que cria a medalha de mérito evangélico. • 10 – Lei nº 8.864, de 22 de novembro de 2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade da apresentação da caderneta de vacinação da criança e do adolescente no ato da matrícula e da rematrícula escolar no município de Campos dos Goytacazes • 11 – Lei nº 8.883, de 17 de dezembro de 2018, que proíbe informes de qualquer natureza em estacionamentos ou similares com dizeres que isentem estabelecimentos comerciais, supermercados, shoppings ou congêneres da responsabilidade por danos materiais e/ou objetos deixados no interior do veículo, no Município de Campos dos Goytacazes e dá outras providências. • 12 – Lei nº 8.904, de 09 de maio de 2019, que dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos comerciais e financeiros no âmbito do Município de Campos dos Goytacazes oferecer atendimento diferenciado para pessoas com deficiência auditiva e dá outras providências. • 13 – Lei nº 8.945, de 24 de outubro de 2019, que institui a Semana de Conscientização e Prevenção à Alienação Parental e dá outras providências.