Setembro Amarelo: Cláudio Andrade palestra sobre a Lei 8.808/2017 no HGG

O vereador Cláudio Andrade participou, na manhã desta segunda-feira, 10, a convite da psicóloga Ivana Andrade, de uma rodada de ideias, promovida pelo Departamento de Psicologia do HGG, no auditório do hospital. Na pauta, a “Semana de Prevenção ao Suicídio” e as medidas que podem ser adotadas para redução no número desse tipo de morte em nosso município.


Desde setembro do ano passado, Campos tem em seu calendário a “Semana de Prevenção ao Suicídio” através da Lei 8.808, de autoria do vereador Cláudio Andrade, que dispõe sobre a Política de Valorização à Vida. 


“Durante a exposição dos médicos pude constatar que a rede pública municipal de saúde dispõe de núcleos considerados bons, porém, com profissionais necessitados de melhor estrutura para que o atendimento seja mais efetivo. Outras duas demandas importantes relatadas pelos profissionais é a falta de transporte público que dificulta a ida dos pacientes aos setores de atendimento e ainda a ausência de um psicólogo na emergência do HGG, o que já está sendo trabalhado pela minha equipe de assessores. Já informamos por meio de ofício à Secretaria de Saúde da importância desse profissional, para ajudar na identificação precoce dos sinais suicidas”, afirmou Andrade. 


No Brasil, os números assustam! Há um suicídio a cada 45 minutos. Os dados mundiais indicam que ocorre uma tentativa a cada três segundos e um suicídio a cada 40 segundos. Participaram do evento, o médico plantonista da emergência psiquiátrica, Dr.º Abdon Luiz Gonzales, a psicóloga Denise Saleme Maciel Godim, do ambulatório de Saúde Mental do Parque Imperial, e o psiquiatra Humberto Siqueira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *